O Fundamento dos Óleos Essenciais em Perfumes
Os óleos essenciais são ingredientes presentes em todos os nossos perfumes. Essas concentrações (muitas vezes obtidas por destilação) oferecem uma personificação (ou essência) sutil do aroma de uma planta e fornecem notas naturais às suas fragrâncias favoritas.
A Dança entre Naturais e Sintéticos
Existe uma dança entre os naturais e os sintéticos na perfumaria, onde um sem o outro deixa uma fragrância rasa, grosseira e sem movimento, a gente sente que fica faltando alguma coisa...
Embora os óleos essenciais possam ser tecnicamente independentes, uma mistura desses elementos naturais e artificiais resulta nos melhores perfumes, sem falar também na melhor performance como fixação e projeção.
Os óleos essenciais capturam a beleza não filtrada da natureza, mas carecem de um pouco do desempenho, pureza e refinamento dos materiais sintéticos. A perfeição dos óleos essenciais é que cada um tem uma fragrância própria – aromas naturais em sua essência.
Benefícios Aromáticos e Terapêuticos
Os óleos essenciais também trazem alguns benefícios adicionais bem-vindos, como nutrir a pele, melhorar o humor e muito mais. Estes benefícios aromáticos são realmente terapêuticos e podem transformar a maneira como nos sentimos, alteram nossas emoções positivamente; do relaxado ao energizado ou sexy, tudo vai depender dos acordes de cada perfume.
Desmistificando Mitos
Quando falamos em sintéticos ou artificiais, isto não significa algo negativo, pelo contrário. Existe o mito de que perfumes 100% naturais sejam melhores, tanto em desempenho quanto em aroma, mas não é bem assim...
Quando falamos de perfumes de nicho, existe uma certa polêmica em relação ao uso de sintéticos ou naturais. A perfumaria de nicho tendo maior flexibilidade na escolha dos ingredientes (porque o custo não é o fator determinante para criar um perfume), se utiliza mais dos naturais, buscando resgatar um pouco da forma antiga de fazer perfumes quando os sintéticos ainda não existiam.
O Papel dos Sintéticos na Perfumaria Moderna
Aromas da natureza são capturados e reconstituídos pela indústria do perfume Outro mito que deve ser esclarecido, é de que ingredientes sintéticos são baratos e naturais são caros. Não é uma verdade absoluta.
Existem sintéticos muito caros e naturais de baixa qualidade, bem em conta. A qualidade e proveniência de cada um, interfere tanto no seu aroma, quanto no seu preço. Outro mal-entendido que persevera até hoje é de que os sintéticos usados em perfumes são danosos à saúde. Na verdade, houve um período em que alguns químicos aromáticos cancerígenos eram utilizados (nitromusks, por exemplo), entretanto eles foram retirados da paleta de ingredientes dos perfumistas há décadas. Hoje tudo é estritamente controlado pela IFRA (Associação Internacional de Fragrâncias) – ou ABIFRA no Brasil – com tolerâncias mínimas para que não haja qualquer risco ao consumidor, mesmo que ele decida virar um frasco inteiro cabeça abaixo.
Um fator importante que deve ser considerado quando falamos em fragrâncias sintéticas é também a sustentabilidade. A obtenção de ingredientes naturais demanda tempo e gera escassez daquele ingrediente.
Pensando nisso (e também na economia de dinheiro, tempo e energia na extração) e incentivados pelos ativistas ambientais, cientistas passaram a sintetizar as matérias-primas, levando em consideração a proibição do uso de ingredientes derivados de animais e a preocupação com o meio ambiente em geral.
A Elemento Mineral que exemplifica a harmonia perfeita entre óleos essenciais naturais e a precisão dos sintéticos em sua coleção de perfumes cheios de benefícios:
Citrine Eau de Parfum - é um perfume aromático cítrico que contém óleos essenciais de Limão, Cedro, Gengibre, Bergamota e Pimenta Rosa muito harmonizados com um fundo sintético de Cedro, Âmbar, Musk, Mel e Sândalo. Sua fragrância promove uma sensação de alegria, auto-estima, uma vibe muito intensa e cheia de energia.
Rose Quartz Eau de Parfum - este floral ultra feminino contém notas sintéticas de Mandarina, Frangipani, Mimosa, Rosa, Lírio Branco, Cedro Branco e Óleos Essenciais de Lavanda e Laranja - a Lavanda quebra o doce das flores com sua nota herbácea e a Laranja traz uma suavidade, leveza. Esta combinação estimula a intenção de amor próprio, traz conforto e acalma o coração.
White Quartz Eau de Parfum - perfume aromático e balsâmico, com Óleos Essenciais de Cedro, Laranja e Coentro envolvidos em sua base sintética de Bergamota, Cardamomo, Olíbano, Musgo Branco. Esta combinação é intimista e nos remete à sensação de limpeza, frescor e muita sofisticação. Faz você se sentir bem em sua pele.
Alma de Taipa Eau de Parfum - este é um perfume inebriante, exuberante, seus Óleos Essenciais são: Flor de Limão Siciliano, Gengibre, Pimenta Rosa e Limão que se misturam com sua base de Cedro Branco, Musk e facetas de Âmbar. Esta combinação se torna afrodisíaca, intensa e contagiante e é assim que nos sentimos ao usar este perfume.
Aqua Botânica - Água de Colônia - muito aromática, seu coquetel de cítricos amadeirados e frescos nos transportam para uma floresta. Contém Óleos Essenciais de Limão, Laranja, Mandarina, Patchouli, Petitgrain, Camomila, Cabreuva e Cardamomo. A quantidade de óleos naturais é realmente considerável nesta Água de Colônia. Tudo isto nos leva para uma floresta, você tem a sensação de frescor, de banho, de cachoeira, de limpeza do corpo e da alma.